Mundo | terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O ataque Japonês a Pearl Harbor

No dia 7 de dezembro de 1941, a Marinha Japonesa lançou um ataque surpresa contra a base naval dos Estados Unidos em Pearl Harbor, no Havaí. Mais de 350 aviões japoneses atacaram e afundaram vários navios de guerra da Marinha dos EUA e destruíram quase 200 aviões americanos. O ataque matou  2.402 pessoas e provocou uma declaração de guerra dos Estados Unidos contra o Japão.


123 comentários | Comentar

  1. 123 Alex Brasil 10/12/2010 12:49

    observem …primeiro quem inha o poder ” arrasou” com 2.000 pessoas ….esse poder mudou de mão ..aí foram 100.000 …ai o povo ocidental está retomando o poder …serão quantos agora ??????

  2. 122 Whatever 10/12/2010 13:03

    Respondendo a pergunta levantada por arilton.. os japoneses assim como os demais pilotos do período da II Guerra, usavam o capacete com único intuito de proteger-se do frio e não contra traumas decorrentes de impacto.
    O Japão após a sua derrota na II Guerra se tornou um país muito melhor e símbolo de tudo aquilo que já sabemos (tecnologia educação, etc..)
    Em resposta ao Aldzuir… a sua ignorância e repúdio xenofóbico não vão lhe levar a nada, aliás, você deve ter digitado a sua mensagem em um Windows produzido lá nos EUA. E esse povo medíocre ao qual você se refere tem uma das maiores produções de patentes no mundo

  3. 121 JOSÉ ANTONIO 24/12/2010 9:13

    BOM FORAM ATACADOS DE SURPERSA PELOS JAPONESES,MAS ACHO QUE SE FOSSE FEITA UMA POLÍTICA SÉRIA COM “BONS” POLÍTICOS,QUE HOJE É DIFICIL ENCONTRAR,ESSE MASSACRE NÃO TERIA ACONTECIDO.FORAM MUITO COVARDES.POR ISSO QUE DIGO POLÍTICA É UMA COISA MUITO NOJENTA,SUJA,CHEIA DE CORRUPTOS,MAS O MUNDO GIRA EM TORNO DELA.

  4. 120 carmo 27/12/2010 2:17

    A cada ação, corresponde uma reação de igual intensidade!Por intolerância de dois soberanos, ambos capitalistas, milhões de seres humanos se digladiaram, perecendo ou guardando para sempre, memorias negativas e sequelas irreversiveis, como consequência dos horrores que a GUERRA oportuniza!
    Tanto PEARL HARBOR(USA), quanto Hiroshima Nagasaki (JAPÃO)foram ,covardemente arrasadas, por conta de egos muito fortes que não admitiram uma inteligente negociação sobre as questões provocadoras de atritos e incompreensões de ambos os lados,precipando o conflito a ação do Japão, atacando primeiro, o rival*USA), no que teve o revide a altura, sendo levado a derrota! Ressalte-se que numa Guerra ha perdas materiais e de vidas humanas, de cunho constrangedor e moralmente, lamentaveis!
    organismos interventores, por falta de habilidade,legitimade e confiabilidade, fracassaram na aplicação de seus dispositivos de proteção e prevenção direcionados a essa duas potências!
    Mas essas perdas irreparaveis, trouxeram uma dura lição para ambos que reergueram-se dos escombros, tornando-se novamente poderosas nações capitalistas!

  5. 119 Carmo 27/12/2010 3:02

    Por intolerância e insensibilidade, duas nações soberanas capitalistas em conflito JAPÃO X USA) foram responsaveis pelo perecimento de patrimônios consideraveis de vidas humanas e recursos materiais de valores estimativos incauculaveis!!!
    O ataque a PEARL Harbor por parte do JAPÃO,recebeu o revide a sua altura, o que precipitou o combate entre esses povos que amealharam como resultado, o perecimento de preciosos patriotas a serviço do dever, ou sequelas irreversiveis, com lembranças tenebrosas, oriundas dos horrores que a GUERRA oportuniza!!!Tudo porque egos muito fortes desconsideraram a eficiência de argumentos de conversação!
    Organismos interventores falharam na aplicação de dispositivos protetores e preventivos, por inabilidade, relativa ilegitimidade, ou confiabilidade!Assim,participaram de forma alegorica!

  6. 118 buda 23/01/2011 8:29

    os “capacetes” usados pelos japoneses não eram como os atuais, na verdade não protegiam a cabeça deles. comentário infeliz do amigo. rsss.

  7. 117 mauricio nonato rolim 08/04/2011 15:57

    muito bom

  8. 116 EDUARDO 12/05/2011 23:29

    - POIS, É … OS EUA PROÍBEM A PRODUÇÃO DE ARMAMENTOS NUCLEARES PORQUE SABEM QUE O FEITIÇO PODE VIRAR CONTRA O FEITICEIRO. FORAM COVARDES E TEMEM SEREM ATACADOS DA MESMA FORMA QUE ATACARAM O JAPÃO.

    - O QUE POUCOS SABEM, A NÃO SER O QUE ASSISTIRAM AO GLOBO REPÓRTER SOBRE O ASSUNTO POR EXEMPLO, É QUE O JAPÃO POUPOU OS AMERICANOS DE UM ATAQUE DE GRANDES PROPORÇÕES, OU SEJA, QUE MATARIA MUITO MAIS AMERICANOS. O GENERAL JAPONÊS NA ÉPOCA DECIDIU NÃO MAIS ATACAR COM FORÇA TOTAL, MESMO TENDO O DOBRO DE AVIÕES À DISPOSIÇÃO PRÓXIMO AO LOCAL, PARA BOMBARDEAR PEARL HARBOR. NINGUÉM ENTENDEU A ATITUDE DO GENERAL JAPONÊS, MAS COM CERTEZA ERA UM GRANDE GENERAL E HONRADO. ELE POUPOU MUITAS VIDAS TOMANDO ESTA DECISÃO.

    - NÃO SEI SE OUTRA ATITUDE DO GENERAL MUDARIA OS RUMOS DA HISTÓRIA… AFINAL, O BOMBARDEIRO QUE TRANSPORTOU A BOMBA ATÔMICA AO JAPÃO, TALVEZ SERIA DESTRUÍDO TOTALMENTE JUNTO COM OS DEMAIS…

    - O QUE SERÁ QUE O GENERAL PENSOU NAQUELE MOMENTO, EXATAMENTE ???

  9. 115 elimar cardoso filho 23/05/2011 15:53

    O ataque japonês a Pearl Harbour foi surpresa para quem? O gal Short ou oalmirante Kimmel, talvez. Os Estados Unidos precisavam de motivos para entrar, oficialmente, na guerra. Até a Alemanha avisou. O gal Marshal fez ouvido de mercador. A Alemanha seria derrotada com mais dificuldade com abertura da frente do pacifico. Italia, Romenia, Japão se “neutros” como a Suiça , teriam ajudado mais. Abriram portas por todos os lados, os outros aliados dos nazis. Enfim, Guerra é guerra. Cardoso

  10. 114 Elimar Cardoso Filho 23/05/2011 16:03

    O general japonês não decidiu. Ficou com medo de retaliação.Amarelou e foi jogar suas bombas em outras plagas. A proposito, Eduardo, os B-29 que jogaram as atomicas ainda nem existiam. Cardoso

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. 10
  8. Última
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios

 

Responder comentário

* Campos obrigatórios