Mundo | quarta-feira, 4 de maio de 2011

Cenas da Vida no Paquistão

O Paquistão é o sexto país mais populoso do mundo e possui uma das maiores concentrações de muçulmanos do planeta. A morte do terrorista Osama Bin Laden, chefe da Al-Qaeda, em seu território, por forças americanas na madrugada da segunda-feira, provocou forte repercussão e levantou dúvidas sobre uma possível  conivência do governo paquistanês com o líder terrorista. O país, que ainda se recupera da grave enchente de 2010, é uma potência nuclear e apresenta papel importante no delicado equilíbrio da região. 


59 comentários | Comentar

  1. 59 R. Gentilezza - RJ 06/05/2011 10:42

    Amigo Crisanto Prato. É bom ler entre tantos devaneios um comentário lúcido. Parabéns.

  2. 58 R. Gentilezza - RJ 06/05/2011 12:15

    É bom deixar claro que o petróleo nas profundezas da terra, não traz desenvolvimento á nenhum país.
    Nenhuma nação tem seu petróleo e outros minerais roubados pelas nações consumidoras.
    Todo petróleo é comercializado mediante contratos e sob a “orientação” dos países maiores produtores através da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) que é o exemplo mais conhecido de cartel: Seu objetivo é unificar a política petrolífera dos países membros, centralizando a administração da actividade, o que inclui um controle de preços e do volume de produção, estabelecendo pressões no mercado. É uma organização composta por países que retêm algumas das maiores reservas de petróleo do mundo, como é o caso da Arábia Saudita. O Barril de petróleo bruto,( 159 litros) tem o valor hoje de U$100,00. Cotado em bolsas de Valores.
    Nenhuma nação destribui seu petroleo ao seu povo.
    Os dividendos em Dólares é que contribui com o enriquecimento de poucos mandatários e a sobrevivencia miseravel de muitos povos.

  3. 57 carlos eugenio guilherme junior 06/05/2011 12:34

    Vocês moram ondem no brasil conhece as favelas da decada de setenta oitenta do pina brasilia teimosa, ceara, no maranhão, belem, manaus, rio de janeiro ate 2000, carajas serra pelada, garimpo, e tantos outros lugares no seu pais, no inerior do nordeste, sem agua luz a terra produzindo quase nada, na epoca de seca, se quiser mais as enxentes atuais em recife ? onde viviam as pessoas ribeirinhas? so dizer o nivel do rio não vai subir mas continuam morando ali ja viu o cheiro por exemplo, o maruim, os mosquitos, etc? bem aqui so não ver quem não quer , quem estar sendo passado pra traz aquelas pessoas que foram impedidas de fazer a festa do modo que queriam ou as pessoas desas comunidades que forma pra ecola publica e no final nao aprenderam nada, que foram aos hospitais e nao foram atendidas por falta de medicos ou remedios ou ficaram doente por falta de alimentação?pavimentação moradia ?
    pagando aos vereadores pra trabalhar tres dias por semana na camara pra fazr o que mesmo o brasil a estav pronto e funcionando dese a epoca do imperio a maiora das leis oram repetição das federais ou estaduais ou das que exitiam? ja ta pago a saude pelso impostos so retorno as esoclas ja ta pago é so retorno, segurnaça publica não é policial é educação costume a cultura ( japão nenhum saque? um exemplo educação )
    ====
    por que as escolas particulares so podem ter dez por cento de lucro ? os planos de saude um limite e dar bom atendimento idem as escolas privadas no minimo a publica tem que fazer similar igual a particular em materia de ensino nada é gratuito so os salarios do legislativo? se fizer uam lei termina sendo questionada no judiciario ou stf, pra que fazr então em vão? ou não ha respeito no trabalho, não foram pensadas, sim oportunistas ou precipitadas ou impulsiva ou eleitoreira.um umento do salario do legilativo sem consulta popular é em causa propria inclusive de beneficios?

  4. 56 R. Gentilezza - RJ 06/05/2011 13:31

    A aqueles que criticam a manifestação festiva da morte de Bin Laden.
    É evidente que em um universo de mais de Seis bilhões de habitantes jamais veremos unanimidade nas atitudes humanas. Há os que choram de alegria. Aqueles que riem do sofrimento. Os que admiram a promiscuidade. Os que se deleitam com a miséria. É só darmos uma breve passada no passado de nossa história, que esses exemplos se multiplicam.
    Observem a foto de Hillary Clinton onde a angustia está clara na sua expressão, juntamente com todos que tomavam conhecimento da morte do Terrorista.
    As manifestações principalmente da irreverência de minoria jovens são manchetes. As reflexões solitárias de consternação ficarão restritas ao intimo daqueles que se somam aos mais responsáveis.

  5. 55 WAGNER 06/05/2011 17:56

    O MAIOR TERRORISTA CHAMA-SE…
    GEORGE W.BUSH E MORA NO TEXAS…SEM MAIS.

  6. 54 Raphael 06/05/2011 17:58

    Um dos vários países destruídos pelo fanatismo religioso. Lamentável.

  7. 53 Renato 06/05/2011 18:45

    Uma das fotos mostra o assassinado do ministro para as minorias, do Paquistão, Shahbaz Bhatti, morto a tiro.
    Shabbaz Bhatti, de 42 anos, foi o primeiro católico a ocupar um cargo político desta relevância, no Paquistão, uma nação maioritariamente muçulmana.
    Grande defensor de um compromisso em favor da convivência pacífica, entre as comunidades religiosas do seu país, Bhatti ficou célebre por se opor à “lei da blasfémia”, do Código Penal paquistânes, que prevê a pena de morte para actos que enxovalhem o profeta Maomé.
    O ministro foi morto à porta de casa, por quatro desconhecidos, apenas a alguns quilómetros de distância do local onde, há dois meses atrás, tinha sido assassinado o governador do Estado paquistanês do Punjab, Salmaan Tasser, outro forte opositor àquela lei.
    Tasser tinha ainda pedido perdão para Asia Bibi, cristã de 45 anos condenada à morte, de acordo com a referida legislação, por alegadamente ter insultado o nome do profeta Maomé.
    Segundo o Relatório 2010 sobre a Liberdade Religiosa no Mundo, da Fundação AIS, a lei da blasfémia é o “pior instrumento de repressão religiosa” no Paquistão.
    E, lá no Paquistão, os cristãos sofrem como cães porque são bode expiatório de lutas pelo Poder de líderes como o finado (e por mim não pranteado) Bin Ladem;

  8. 52 amarildo 06/05/2011 21:28

    Povo cheio de dogmatismo e ideologia religiosa, matam, deixa de viver e construir uma vida melhor, deixa de ter qualidade de vida, tudo em nome de Deus! olha a situação dessa gente, eles são horriveis. Até paarecem que ainda vivem no tempo da pedra lascada.

  9. 51 Claudia Hanadaws 08/05/2011 10:25

    Os EUA entram somente para destruir, Aonde quer que eles entrem para fazer a chamada paz deles. eles entram destroem e vao embora. e o povo que herda um pais devastado, e destruido assim como fez no Kwait e agora com o Iraque..O Obama usou a morte do Ossama para eleger novamente seu partido politico. e o que esta atras das invasoes em paises arabes somente o interesse no ouro negro do deserto ( petroleo )….

  10. 50 EDMUNDO 08/05/2011 12:57

    É COMPLICADO A GENTE VER ESTAS IMAGENS E NÃO SE SENSIBILIZAR , MAIS O PROBLEMA É : NÓS TEMOS TAMBEM A NOSSA GUERRA AQUI NO BRASIL, GUERRA PELA SOBREVIVENCIA DIÁRIA , SOBREVIVENCIA NO TRANSITO , NOS HOSPITAIS , NAS ESCOLAS , DO PORTÃO PARA DENTRO E DO PORTÃO PARA FORA DE CASA , ALIMENTOS CAROS , COMBUSTÍVEL CARO , IMPOSTOS , BLA, BLA , BLA …
    EM RESUMO , CADA UM TEM DE TENTAR SE SALVAR E SE FOR POSSÍVEL AJUDAR ALGUEM , CASO NÃO …………

  1. Primeira
  2. 1
  3. 2
  4. 3
  5. 4
  6. 5
  7. Última
 

Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!

* Campos obrigatórios

 

Responder comentário

* Campos obrigatórios